O Promotor de Justiça Henrique Ramos Rodrigues instaurou, no dia 13 de abril, procedimento de investigação preliminar na cidade de Santa Filomena para averiguar denúncias feitas pelo vereador Rivaldo Reis de Barros sobre irregularidades nos aluguéis de veículos que prestam serviços ao município.
De acordo com o vereador, os veículos alugados seriam da propriedade do prefeito, Pedro Gildevan Coelho de Melo, e de alguns de seus familiares, o que, caso comprovado, evidencia ato de improbidade administrativa.
Em um depoimento prestado à promotoria de Justiça, Rivaldo Reis de Barros declarou que ônibus, caçambas, carros e tratores de posse do prefeito de Santa Filomena e de alguns de seus parentes estariam sendo alugados pela prefeitura como se pertencessem a outras pessoas. De acordo com o vereador, pessoas chamadas de “laranjas” fingiam ser os verdadeiros donos dos veículos para que as transações ocorressem sem levantar suspeitas.
Rivaldo Barros também denunciou que diversas pessoas estariam recebendo pagamentos da prefeitura de Santa Filomena sem estar prestando serviços para o município. Tais denúncias caracterizam sérias fraudes ao patrimônio público.
O Promotor de Justiça, após ouvir as denúncias, resolveu instaurar um procedimento de investigação preliminar para analisar a veracidade dos fatos. Ele solicitou que as pessoas citadas nas declarações do vereador Rivaldo Barros sejam ouvidas e que as cópias autênticas de seus contratos sejam apresentados para serem analisadas no processo de investigação.