Ministério Público conclui processo democrático de escolha dos membros da Administração Superior

O processo eleitoral interno de escolha dos membros da Administração Superior do Ministério Público de Pernambuco, para o biênio 2003/2004, iniciado com a eleição do novo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Sales de Albuquerque, foi concluído, hoje (24 de fevereiro), com a realização das eleições para escolha de sete membros do Conselho Superior e do Corregedor-Geral da Instituição.

O Procurador de Justiça Antônio Carlos Cavalcanti permanece por mais dois anos na Corregedoria-Geral e, obedecendo à ordem do mais votado ao menos votado, foram eleitos para ocupar os cargos de Conselheiros do MPPE, os Procuradores de Justiça Janeide Oliveira de Lima (142 votos), Ângela Simões (130 votos), Milta Maria Paes de Sá (125 votos), Mário Palha (125 votos), Paulo Bartolomeu Varejão (119 votos), Luiz Diogo Filho (115 votos) e Nílton de Araújo Barbosa (113 votos). Também compõem o Conselho Superior do Ministério Público, com assento natural, o Procurador-Geral de Justiça e o Corregedor-Geral.

PROCURADORIA-GERAL – Com 152 votos, Francisco Sales de Albuquerque foi o candidato mais votado pelos Promotores e Procuradores de Justiça do Ministério Público. Nomeado no dia 03 de janeiro, pelo Governador do Estado, Jarbas Vasconcelos, o novo Procurador-Geral de Justiça do MPPE anunciou que as prioridades em sua gestão serão o combate à sonegação fiscal e à impunidade nos crimes contra a vida.
Com 10 anos na carreira do Ministério Público, Francisco Sales de Albuquerque já ocupou os cargos de Assessor Técnico em Matéria Administrativa da Procuradoria-Geral de Justiça e de Secretário-Geral do MPPE.

CORREGEDOR – Participaram da votação para escolha do Corregedor-Geral do Ministério Público 27 Procuradores de Justiça. Antônio Carlos Cavalcanti foi eleito com 17 votos contra 10 atribuídos a Fernando Barros de Lima.
A eleição, realizada na sala do Conselho, das 17 às 18 horas, foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Sales de Albuquerque que parabenizou a todos pelo exemplo de democracia interna vivido pelo MPPE, convocando o Conselho Superior e a Corregedoria-Geral para juntos dignificar o Ministério Público e sua função social.

CONSELHO SUPERIOR – Realizada na sala de reunião do Conselho, das 8h30 às 13 horas, a eleição para os membros do Conselho Superior do Ministério Público contou com a participação de 228 votantes. Dos 306 membros do colégio de eleitores, 78 se abstiveram, dois anularam seus votos e dois votaram em branco.
De acordo com a mesa receptora e apuradora, composta pelas Promotoras de Justiça, Isabel Cristina Novaes, Adriana Fontes e Laís Teixeira, os eleitores poderiam votar de um a sete candidatos da cédula de votação.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta