Ministério Público investiga denúncia contra Hospital Dom Malan

A Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Comarca de Petrolina recebeu denúncia de que o Hospital Dom Malan está funcionando com irregularidades na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A denúncia cita ausência de médicos e de enfermeira chefe de plantão em horário de expediente. A informação chegou à Promotoria através das médicas Josefa René Patriota e Tâmara Cristina Ramos, que visitaram o hospital e não encontraram médicos nem enfermeiras nos seus locais de trabalho. Para apurar os fatos, foi instaurado um procedimento de investigação preliminar.

De acordo com a promotora de Justiça Ana Cláudia de Sena Carvalho, além da portaria publicada no Diário Oficial do dia 21 de agosto, que notifica os fatos denunciados pelas médicas, outra também já havia sido divulgada com denúncias de mau atendimento no Hospital, falta de medicamentos e ausência de leitos suficientes. “Segundo o secretário de Saúde do município, não há verbas para a manutenção dos leitos, pois, apesar do Hospital possuir sete leitos 7, apenas dois são cadastrados e apenas para esses são repassados recursos. O Ministério Público vai verificar essa informação”, disse a promotora.

O MPPE tem feito inspeções periódicas no hospital, sendo a última foi realizada pela promotora de Defesa da Cidadania, Ana Rúbia Torres de Carvalho. A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa, a Comissão de Saúde das UTIs, juntamente com a Promotora Ana Cláudia de Sena Carvalho, visitaram o local nesta sexta-feira (22), realizando em seguida uma audiência pública.

No procedimento de investigação preliminar foram requisitadas à diretoria do Hospital Dom Malam as cópias do livro de ponto de médicos e enfermeiras, com as devidas justificativas em caso de falta ao trabalho, e do livro de ocorrência de médicos, enfermagem e escala de plantão. Também foi pedida a classificação da UTI. Para prestar informações foram convocados o secretário municipal de Saúde e o diretor do Hospital.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta