Audiência pública debate sistema de saneamento de Igarassu

A promotora de Justiça Selma Carneiro Barreto da Silva, atuando na comarca de Igarassu, promoveu uma audiência pública, na última terça-feira (23), objetivando dar continuidade ao inquérito civil instaurado contra a prefeitura de Igarassu e a Compesa. A iniciativa se deu para esclarecer as denúncias sobre a existência de um reservatório de esgoto sanitário, de responsabilidade da Compesa, que vem derramando seus resíduos dentro do rio São Domingos, poluindo e contaminando todo a sua nascente, além de está prejudicando a saúde da população da Vila Saramandaia. A sessão contou a participação de moradores da vila, representantes do município e da Compesa, e do promotor Geraldo Margela. 

Durante a vistoria, realizada em novembro de 2003, os técnicos da CPRH – Agência de meio Ambiente e Recursos Hìdricos – constataram que os dejetos sanitários da Vila Saramandaia são coletados em uma lagoa de estabilização e posteriormente são lançados no Rio São Domingos. Verificou-se também que a estação de tratamento de esgoto se encontra fora dos os parâmetros de qualidade recomendados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Segundo representante da Compesa, Júlio Sérgio, responsável pela área de esgoto, “o problema do Rio São Domingos é a falta de um sistema de esgoto no município de Igarassu, para atender toda a população da cidade. Só alguns moradores da Vila de Saramandaia e a vila da Cohab têm cobertura de saneamento”. Ele ainda completa que também falta a manutenção da fossa por parte dos habitantes, que deveria ser feito a cada 300 dias. 

O represente da vila, José Bartolomeu de Albuquerque, desabafa a situação lamentável da população ribeirinha “Moro nesta vila há 30 anos e nunca foi feito um tratamento adequado da água, aproximadamente duas mil e duzentas pessoas são prejudicadas pela poluição do rio. Várias pessoas estão doentes, com sarnas”.

Ao finalizar a audiência, ficou marcada uma reunião para o dia 6 do próximo mês, com a promotora Selma, os representantes da Prefeitura, da Compesa, do CPRH, da vila Saramandaia, da Secretaria do Meio Ambiente e Ibama. A finalidade é propor um termo de Ajustamento de Conduta.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta