Sedentarismo é o segundo livro de Agente de Segurança do MPPE

Samuel Filho, Agente de Segurança do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), lançará Sendetarismo, o seu segundo livro (o primeiro foi de poesias sociais e políticas), no próximo dia 5 de outubro, às 18hs, no Espaço Pasárgada, na Rua da União, 263, Boa Vista. O livro aborda o tema em três aspectos: a história do sedentarismo, sua implicação na saúde das pessoas e a sua prevenção. Ele é dividido em oito capítulos que se referem à história do movimento muscular humano; a implicação do sedentarismo na saúde do indivíduo; a atuação prejudicial do sedentarismo na saúde e fatores de risco, como o jejum, tabagismo, estética, má alimentação entre outros; prevenção dos males do sedentarismo; exercício físico como medicamento; a fatalidade do sedentarismo na vida dos idosos (deixando de ser apenas prejudicial) e um questionário para o leitor diagnosticar a sua situação quanto ao seu estado de sedentarismo e soluções para o problema.

O livro de Samuel Filho é uma adaptação da sua tese de Pós-Graduação. Fruto de um trabalho de pesquisa que durou 2 anos (1998-200), o autor recebeu colaboração dos Promotores de Servidores do MPPE que se dispuseram a responder questionários sobre o seu cotidiano.

Segundo o autor, “esse livro vai mudar a vida de muita gente, principalmente, a dos diabéticos, hipertensos, hipertriglicênicos (triglicerídeos elevados), hipercolesterolênicos (colesterol alto) entre outros. Exercício é saúde e não moda, lazer”. A preocupação de Samuel com o tema vem da consciência que  tem da situação atual das pessoas, onde a tecnologia limita a movimentação humana gerando, desta forma, problemas clínicos como o aumento do colestorol, do triglicerídeo  e da pressão.

O livro de Samuel Filho é uma adaptação de sua tese de Pós-Graduação


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta