Termo de Ajustamento obriga Telemar a resolver problemas do Serviço DVI

A Telemar e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta, através da Promotoria do Consumidor, visando solucionar os problemas relativos ao sistema DVI (Digital Voice and Image) que, além de não cumprir as facilidades prometidas pelo serviço, muitas vezes, comprometem o funcionamento da linha. O Termo é uma conquista para clientes que persistem com os problemas ou, até mesmo, para aqueles que venham a ter dificuldades com a utilização do DVI ou problemas oriundos deste sistema. Fica firmado no Termo que, se a Telemar constatar que usuários estão sendo prejudicados por possíveis problemas e estes não forem solucionados num prazo máximo de 7 dias, o cliente ficará isento de pagar pela utilização do DVI nos dias em que o serviço não funcionou. E, caso o Termo seja descumprido, a empresa estará sujeita a uma multa de R$ 1.000,00.

Os problemas encontrados pelos usuários na utilização do DVI foram divulgados pelo jornal Diário de Pernambuco, do dia 8 de março deste ano. Diante das denúncias, o Caop do Consumidor tomou providências afim de proteger os consumidores. Após a Investigação Preliminar, foi firmado, no dia 24 de agosto, o Termo de Ajustamento de Conduta entre Solon Ivo da Silva, coordenador do Caop do Consumidor, e a Telemar.

Na reportagem do jornal, uma usuária conta que em janeiro, funcionários da Telemar ofereceram o serviço e, como ela possuía várias linhas, a instalação seria gratuita e cada linha iria se transformar em duas. Mas, não foi isso o que aconteceu: umas das linhas sumiu, outra perdeu a chamada e ela não conseguia receber ligações quando estava conectada à Internet. A empresa alegou que o sumiço de uma das linhas se deu ao fato de ser analógica. “A tecnologia DVI é totalmente digital e não funciona com linhas analógicas. Se o funcionário não explicou isso para o cliente, foi um erro e será investigado. Quanto ao problema de receber as ligações, deve ser por algum problema no fusível da placa do computador ou outro problema e que será analisado”, diz Kleber Laurindo de Albuquerque, gerente de Serviços Empresarias da Telemar.


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