Promotora fala sobre direitos da pessoa idosa em evento da Prefeitura do Recife

30/01/07

Os direitos da pessoa idosa foi tema de debate na tarde desta terça-feira (30) durante o Projeto de Capacitação para Dirigentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do Recife. A Promotora de Justiça Judith Borba apresentou o módulo sobre “A Pessoa Idosa Institucionalizada: quem e por quê?” no quinto dia do evento, que está sendo realizado pela Prefeitura do Recife, em cumprimento à recomendação do Ministério Público de Pernambuco.

“Pretendo explanar sobre o que é essencial garantir aos idosos nesses lares, principalmente o direito à liberdade, que compreende a faculdade de ir, vir e estar, opinião e expressão, crença e culto religioso, prática de esportes e de diversões, além de participação na vida familiar, comunitária e política”, afirma a Promotora.

O projeto foi construído a partir de uma metodologia participativa, onde foram convidados todos os dirigentes das ILPIs do Recife. “O encontro é válido, sobretudo pela oportunidade de união das entidades. Somos 36 instituições que, muitas vezes, não se conhecem. Aqui podemos discutir problemas em comum do cotidiano em prol dos idosos”, afirma o diretor da instituição filantrópica Abrigo Casa do Amor, Daniel Rolim. Segundo o vice-presidente da Associação Espírita Batista de Carvalho (mais conhecida como Lar das Vovozinhas), Eloy da Hora, a capacitação traz novos conhecimentos, todos calcados no Estatuto do Idoso.

O evento acontece desde o último dia 15, no Centro de Treinamento de Casa Amarela, e vai até o próximo dia 27 com aulas expositivas e oficinas vivenciais, utilizando texto, dinâmicas de grupo e estudos de caso. Ao final, será feita uma avaliação, onde serão aplicados os conteúdos apreendidos durante as oficinas a fim de promover mudanças em cada instituição.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta