Promotora sugere urna eletrônica para eleição de Conselho Tutelar em Betânia

27/04/07

As eleições para o Conselho Tutelar de Betânia, no Sertão do Estado, acontecem nesta sexta-feira com uma novidade: ao invés das cédulas de papel, os eleitores vão votar em urnas eletrônicas, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ao Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente do município, atendendo a uma sugestão da Promotora de Justiça Julieta Batista de Oliveira. Com isso, a expectativa é de que os cinco novos conselheiros tutelares da cidade sejam conhecidos menos de uma hora após o fechamento das urnas, programado para as 17h.

Seis urnas eletrônicas serão instaladas na Escola Municipal Maria do Socorro Andrada, além de dois equipamentos reserva. Moradores da cidade foram treinados no Recife por técnicos do TRE para utilizar o material. A Promotora explica que sugeriu a utilização do equipamento eletrônico visando reduzir as possibilidades de fraude, bem como agilizar o processo de apuração. “Assim, a eleição será mais rápida e mais transparente. Fica assegurado que só os eleitores de Betânia vão participar. Na eleição anterior, pessoas não inscritas no município acabaram votando irregularmente”, afirmou.

O município tem cerca de 8,5 mil eleitores, que vão escolher cinco entre sete candidatos ao Conselho Tutelar. A eleição não é obrigatória, mas foi marcada propositalmente para a sexta-feira para garantir uma maior participação popular. É o dia em que acontece a feira da cidade, e muitos moradores da zona rural vão à sede do município.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta