EMTU apresenta campanha para garantir direitos do idoso e de pessoas com deficiência

10/05/07

Uma campanha educativa para assegurar o direito dos maiores de 65 anos e de pessoas com necessidades especiais ocuparem os assentos da parte traseira dos ônibus metropolitanos quando os lugares da frente do veículo estiverem lotados foi apresentada hoje no Ministério Público de Pernambuco. Esta prerrogativa consta da Portaria 134 da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O órgão apresentou o projeto para ser avaliado por representantes dos grupos sociais vulnerabilizados: idosos, portadores de deficiência física e visual, numa iniciativa da Promotora de Justiça que atua na defesa do idoso, Yélena Monteiro. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (10) na sede da Escola Superior do MPPE.

A Assessora de Comunicação da EMTU, Mônica Crisóstomo, ressaltou o caráter educativo da campanha, que vai distribuir 5,6 mil cartazes e adesivos, além de 200 mil panfletos e calendários entre usuários e funcionários das empresas de ônibus. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Setrans-PE) é parceiro da iniciativa. Para garantir a conscientização, a EMTU vai fiscalizar os ônibus com um grupo de 45 pessoas composto por idosos e estudantes de nível médio. A campanha tem início na segunda quinzena de maio e dura um ano. Depois dos primeiros seis meses de divulgação, valerá o caráter punitivo para as empresas que não cumprirem a Portaria 134.

“A idéia é muito boa, mas deve ser estendida aos sábados e domingos”, ponderou Adir Barreto, coordenador geral da Frente Parlamentar e Comunitária em Defesa do Idoso de Pernambuco (Frencope).


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta