Município de São Joaquim do Monte controlará circulação de animais soltos

25/10/07

A Prefeitura de São Joaquim do Monte disponibilizará imediatamente o curral do município para abrigar os animais de grande porte apreendidos soltos. Em 30 dias, a Prefeitura também vai reservar uma área da Secretaria de Agricultura e da Vigilância Sanitária para depósito de animais de pequeno porte. As medidas foram acertadas em audiência pública convocada pelo Promotor Luciano Bezerra da Silva para tentar resolver o problema da grande quantidade de animais circulando soltos pelas ruas do município. A reunião ocorreu na última terça-feira (23), no plenário do Tribunal do Júri da comarca. Em cinco dias, Luciano Bezerra fará uma recomendação ao poder público para formalizar as medidas acertadas na audiência.

A Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde farão uma campanha de vacinação. A Diretora da Visa, Cândida Maria Nogueira Ribeiro, explicou a importância do controle de Zoonoses e falou da meta a ser desenvolvida pela Vigilância para coibir a circulação de animais desacompanhados e soltos pelas ruas da cidade e pela rodovia PE-112. O pároco e os pastores presentes se comprometeram a desenvolver um trabalho de conscientização em suas respectivas comunidades, para evitar que as pessoas desrespeitem o Código Sanitário. A Prefeitura providenciará a divulgação do assunto através das rádios locais e em carros de som.

“Faremos uma campanha de conscientização durante 30 dias. Se os donos continuarem deixando seus animais soltos depois disso, teremos que partir para a aplicação de multa e apreensão dos animais. Se isso não der jeito, teremos que partir para prisões. Não podemos deixar esse animais soltos, muitos deles transmitindo doenças ou causando acidentes”, disse o Promotor. Participaram da audiência pública o prefeito, a juíza de direito da comarca, o Secretário de Saúde, representantes do Conselho da Saúde, pároco e os pastores locais, Polícia Militar e outras pessoas da comunidade.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta