MPPE realiza semanário sobre concursos públicos

12/05/08

O seminário “Concursos Públicos: o papel das instituições” promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), nesta segunda-feira (12), foi realizado com sucesso. O evento que discutiu as funções das instituições na fiscalização dos concursos públicos contou com a presença do coordenador do Caop Patrimônio Público, Eduardo Cajueiro e do chefe de gabinete da Procuradoria Geral, Ricardo Coelho, além da organizadora do evento a procuradora Maria Helena Nunes Lyra. Durante as palestras, o público presente pode esclarecer dúvidas quanto o papel de cada instituição no controle e na fiscalização dos concursos públicos. O seminário aconteceu durante todo o dia no auditório do bloco B da Faculdade Maurício de Nassau, no Derby.

Na apresentação de abertura o chefe de gabinete, Ricardo Coelho parabenizou a procuradora Maria Helena Nunes Lyra, diretora da ESMP, pela iniciativa de realizar o seminário e aproveitou para falar sobre os novos projetos do MPPE. “Estamos com um projeto para modernizar o modelo da Escola Superior para que possam ser oferecidos mais trabalhos, como cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado”, disse. O chefe de gabinete ainda deixou bem claro que a posição do procurador-geral é de fortalecer a ESMP, apoiando sempre a realizações de cursos para aprimorar os métodos do MPPE. Ricardo Coelho ainda anunciou que a inauguração do Centro Cultural Rossine Couto, que abrigará a ESMP e a biblioteca do MP, acontecerá ainda neste mês. O prédio irá contar com dois auditórios super estruturados.

A diretora da ESMP avaliou como positiva a participação do público durante o seminário. “Para mim a participação está sendo muito boa. A mesa está composta por nomes de peso e com isso o MP, através da Escola, está conseguindo passar o recado aos membros da sociedade”,explicou. A procuradora espera que os objetivos do seminário sejas atingidos de forma eficaz. “Nossa intenção é informar a população acadêmica que faz concursos públicos, sobre o papel de cada instituição na fiscalização das fraudes nos concursos. Queremos mostrar que também cabe aos próprios candidatos agir como fiscais e informar aos órgãos as irregularidades encontradas”,completou.

Na primeira parte do seminário, o público foi contemplado com as palestras, O papel do Tribunal de Contas no controle do concurso público, ministrada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco, Cristiano da Paixão Pimentel e Princípios constitucionais da legalidade e eficiência nos concursos públicos, com o professor de Direito Administrativo e Constitucional, Fernando José de Araújo. Durante à tarde se apresentará à promotora de justiça do MP da Bahia, Rita Tourinho. Os convidados abordarão temas como o controle jurisdicional do concurso público e a defesa do concurso público pelo MP, respectivamente.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta