Arquivo histórico do MPPE expande atividades dentro da Instituição

20/04/09

Resgatar, preservar e disponibilizar documentos e informações: estas são algumas das funções atribuídas ao arquivo histórico do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além de outros elementos de caráter administrativo e histórico-cultural. Neste sentido, um dos principais serviços prestados pelo Arquivo, atualmente, é o oferecimento de cursos e a prestação de consultorias para capacitar servidores de todas as circunscrições do MPPE em técnicas arquivísticas. Além disso, também são atribuições do Arquivo, entre outras atividades: coordenar as Unidades de Arquivamento na gestão de documento; orientar pessoal na preparação e envio de documentos ao Arquivo; pesquisar e transcrever livros/documentos históricos; tratar e conservar preventivamente o acervo documental; promover o acesso devido à documentação.

No entanto, para o Gerente da Divisão, Francisco Jackson Rodrigues dos Santos, essa missão tem se expandido, diante das expectativas e práticas arquivísticas dentro da Instituição. Para Jackson, “a acessibilidade e a democratização do conhecimento coadunam com a função sócio-cultural que deve ter o Arquivo Histórico”.

A importância do Arquivo transcende da questão Institucional à social. Ou seja, a função administrativa do Arquivo traz maior facilidade e agilidade às atividades da instituição, através da gestão de documentos. Já em sua função histórico-social, resgata e preserva a memória institucional, contribuindo também para a conservação do patrimônio histórico-cultural.  Por este motivo, existe atualmente uma proposta de se construir um memorial do MPPE. O projeto, de iniciativa do próprio Jackson, se chama “Arquivo Histórico do Ministério Público de Pernambuco: da pesquisa ao memorial” e ainda está sendo analisado institucionalmente.

É importante ressaltar que existe uma lacuna cultural em relação ao conhecimento arquivístico. Segundo Jackson, não só o MPPE como a maioria das instituições do Nordeste, desconhece a funcionalidade ou não dá a devida importância à atividade. Neste sentido, faz-se necessária a elaboração de políticas Institucionais com o objetivo de dar maior visibilidade à divisão.

O Arquivo Histórico do MPPE funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h e é localizado no Edifício Promotor de Justiça Paulo Cavalcanti, na Avenida Visconde de Suassuna, nº 99, bairro da Boa Vista. Mais informações: 3182-7461 ou arqhist@mp.pe.gov.br.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta