Instituições defendem integração como caminho para o enfrentamento à violência

28/07/09

A integração cada vez mais consolidada entre Ministério Público, Polícia, Justiça e órgãos do Executivo é o único caminho possível para a efetividade do combate à violência em Pernambuco. Esta foi a tônica de todos os discursos realizados nesta terça-feira (28) durante a inauguração da nova Delegacia de Polícia de Jaboatão Velho, ocasião em que o secretário-geral adjunto do MPPE, promotor Aguinaldo Fenelon, foi homenageado com a Medalha Pernambucana do Mérito Policia Civil. O procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, estava presente à solenidade e foi uma das autoridades a ressaltar a importância da colaboração entre as diversas instituições públicas. “Há duas semanas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) esteve conosco e elogiou a forma integrada como temos trabalhado em Pernambuco no combate à criminalidade”, ressaltou.

Falando em nome do governador Eduardo Campos, o secretário em exercício de Defesa Social, Cláudio Lima, elogiou a atuação de todos os integrantes do Ministério Público, em especial dos membros presentes à solenidade. Além do procurador-geral e do promotor homenageado, estavam presentes ao evento o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Meio Ambiente, André Silvani, que vem desenvolvendo trabalho integrado com outros órgãos para o enfrentamento à poluição sonora; e a promotora de Jaboatão dos Guararapes Natália Campelo, que já recebeu homenagem da Polícia Civil em outra ocasião por sua atuação contra os grupos de extermínio na cidade.

Homenagem – Durante o seu discurso, Paulo Varejão destacou a capacidade de articulação do promotor Aguinaldo Fenelon, a quem couberam as tarefas de implantar as centrais de inquéritos do interior e de efetivar o controle externo da atividade policial. Atualmente, já existem centrais funcionando em Olinda, Caruaru, Petrolina e Garanhuns. A de Jaboatão dos Guararapes deve entrar em funcionamento até o final do ano. Em seu discurso, Fenelon também destacou os bons resultados da integração entre as diversas instituições. “O controle externo, por exemplo, está servindo para fortalecer o trabalho tanto da polícia quanto do MP. Estamos todos juntos e divido essa homenagem com os companheiros promotores, delegados, escrivães, policiais civis e militares”, concluiu. Também receberam a medalha o juiz Aubry de Lima Barros Filho e o tenente-coronel da PM Antônio Francisco Pereira Neto.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta