Escola Superior anuncia inscrições para curso de preservação do patrimônio cultural

31/07/09

A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) abre na próxima segunda-feira (3) e até o dia 14 as inscrições para a Oficina para Preservação do Patrimônio Cultural do Estado, a serem realizadas em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Serão duas turmas, uma em outubro em Petrolina, com datas ainda a definir, e outra em Palmares, nos dias 26 e 27 de novembro. Os cursos são voltados especificamente para membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Os selecionados serão liberados pela Procuradoria Geral de Justiça para participar da oficina.

O objetivo do curso é debater não apenas as questões relacionadas ao patrimônio material, representado principalmente nas obras de arte e arquitetura, mas também o patrimônio imaterial, que engloba as tradições e costumes de uma população. A idéia é que os promotores de Justiça recebam conhecimentos importantes para sua atividade na defesa deste patrimônio.

Cada oficina terá oito horas de duração. O primeiro dia é dedicado apenas à palestra de abertura, realizada à noite com o tema “Os ativos culturais em Pernambuco”. No segundo dia ocorrem aulas sobre os conceitos de cultura, patrimônio, memória e identidade; o papel do cidadão na preservação do patrimônio cultural, estrutura institucional e legislação em Pernambuco; tutela do patrimônio cultural e estudos de caso. Todas as aulas serão ministradas por técnicos da Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe.

As inscrições devem ser feitas a partir do dia 3/8 diretamente junto à ESMP através do telefone (81) 3182.7348.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta