Julgamento de acusado de assassinar o estudante Alcides Nascimento

13/06/11

A promotora de Justiça Helena Martins, da 15ª Vara Criminal da Capital, representará o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) no julgamento do Caso Alcides Nascimento, a partir das 13h desta terça-feira (14), no 1º Tribunal do Júri da Capital, no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra.

Helena Martins vai sustentar a tese de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima) e corrupção de menores, por ter o réu João Guilherme Nunes Costa praticado o crime juntamente com um adolescente.

A promotora acredita que o julgamento seja encerrado na noite desta terça-feira porque nem acusação nem defesa arrolaram testemunhas. De acordo com a representante do MPPE, as testemunhas já prestaram depoimentos em juízo, durante a fase de instrução processual, o que dispensa a participação delas no júri.

Neste processo, João Guilherme Nunes Costa, 29, conhecido como Guigo, é acusado de assassinar a tiros o estudante Alcides Nascimento Lins, na Vila Santa Luzia, no Recife, na noite de 5 de fevereiro do ano passado.

Nove dias antes do crime, João Guilherme havia fugido da Penitenciária Agroindustrial São João, em Itamaracá. Ele tinha recebido progressão de pena em 10 de janeiro. No dia 27 de janeiro fugiu. A decisão de levar o acusado a júri popular foi tomada em fevereiro deste ano pelo juiz de Direito da 1ª Vara do Tribunal do Júri da capital, Ernesto Bezerra Cavalcanti. O acusado se encontra recolhido no Presídio Aníbal Bruno.

Alcides tinha 22 anos e estudava biomedicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2007, ele havia sido aprovado em primeiro lugar entre os alunos oriundos de escolas públicas no vestibular da UFPE. Seu assassinato comoveu a sociedade pernambucana.

Helena Martins é promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco desde 1998, sendo, atualmente, titular da Promotoria de Justiça de Crimes contra a Ordem Tributária. A promotora atua no Tribunal do Júri da Capital desde outubro do ano passado, tendo também atuado nos de Olinda, Igarassu e Pesqueira.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta