MPPE expede recomendação ao município de Floresta para garantir qualidade d’água

27/09/13

Com o objetivo de garantir a qualidade da água, especialmente a distribuída por carros-pipa, no município de Floresta (Sertão de Itaparica), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor de Justiça Antônio Rolemberg Feitosa Junior, expediu recomendação à Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) e à Prefeitura municipal.

Foi recomendado à Compesa que realize o cadastro dos proprietários de carros-pipa que lhe prestam serviços; e que fiscalize os que distribuem água na cidade, com a finalidade do correto cumprimento das exigências.

Já a prefeitura deverá fornecer o formulário padrão exigido aos proprietários e recolher os que não preencherem às exigências. Deverão ser remetidos à Promotoria de Justiça ainda um cadastro dos carros-pipa que atuam no município, informando os dados do veículo, do proprietário/condutor e da origem da fonte da água; e um relatório das análises da água distribuída.

Diante da estiagem, que assola a maioria dos municípios pernambucanos, o abastecimento de água pelos carros-pipa é corriqueiro. No entanto, o consumo de água sem o devido controle de qualidade representa risco à saúde humana por causa da possibilidade de transmissão de doenças. Segundo o relatório da Secretaria de Saúde de Pernambuco, houve um aumento de 84% no número de surtos de doenças transmitidas pela água, e a cidade de Floresta se encontra na zona epidêmica.


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /app/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399

Deixe uma resposta